logo RCN

IPTU: Recadastramento prevê aumento de receita

Procedimento deve atrasar entrega dos carnês que terão reajuste básico de 4,17%

Edinei Wassoaski

CANOINHAS
 
A Gelmais Assessoria, de São José-SC, está concluindo o recadastramento das residências canoinhenses a pedido da prefeitura de Canoinhas. Vencedora de processo licitatório, o serviço realizado pela empresa é a esperança do prefeito Leoberto Weinert (PMDB) em ver a receita orçamentária da prefeitura crescer já que será com base nos dados captados pela empresa que a prefeitura vai calcular o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Segundo o diretor de tributos, Gláucio Emílio de Paula e Silva, a Gelmais está fazendo uma verdadeira varredura no município para detectar casos de imóveis que estavam fora do cadastro de contribuintes. Uma das novidades é que o levantamento feito pela assessoria vai estar na internet, no site da prefeitura, nos próximos dias. Lá será possível que o contribuinte consulte os dados georreferenciais de sua casa e até fotos do imóvel. A pesquisa, no entanto, é passiva de equívocos. Casas mistas – de alvenaria por fora e de madeira por dentro – são consideradas totalmente de alvenaria, o que aumenta a contribuição com o IPTU. Gláucio explica, no entanto, que caso o contribuinte aponte a falha, o setor de tributos da prefeitura fará a correção.
 
PREVISÃO
 
Segundo Gláucio, a partir de 20 de fevereiro os carnês do IPTU começam a ser distribuídos via Correios. Somente moradores de áreas sem indicação do nome da rua ou número da casa terão de retirar os carnês na prefeitura, no setor de tributos.
O primeiro vencimento deve ser 10 de março, com desconto de 10%. Se pagar em parcela única em 10 de abril, o desconto cai para 5%. O parcelamento será permitido sem juros em até nove vezes. Quem escolher o mês de maio para quitar em parcela única perde direito ao desconto.
Os contribuintes devem pagar reajuste médio de 4,17% no valor do imposto em relação ao ano passado.
Anterior

Mafra recebe mais uma indústria

Próximo

Três Barras abre seleção para área de saúde

Deixe seu comentário